Rotary Clubs de Presidente Pudente em parceria com a Secretara de Saúde iniciam testes da Covid-19 nos asilos da cidade
Ontem, 12/08, os oito Rotary Clubs de Presidente Prudente em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal, deram início à testagem para detecção da Covid-19 nas 15 ILPIs (instituições de longa permanência para idosos) do município.
A primeira entidade que recebeu a equipe de profissionais da saúde foi o Lar São Rafael. Na oportunidade, 128 pessoas, incluindo idosos e profissionais que atuam no local, foram testados com o método RT-PCR (transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase).
Os testes e EPIs, equipamentos de proteção individual, foram doados através dos clubes Rotary, através da campanha Corona Zero. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Valmir da Silva Pinto, o principal objetivo da campanha é testar aqueles que residem em instituições de longa permanência, para que o município possa ter um controle maior do que ocorre dentro das entidades.
“A testagem visa identificar se o idoso está ou se ele já teve a Covid-19, pois, além de se tratar de uma população de risco, este público pode ser suscetível a um maior agravamento da doença se, por ventura, for acometido por ela”, pontua o titular da Sesau. “Então, quando se detecta um caso positivo, por exemplo, imediatamente essa pessoa é afastada para que se evite a contaminação d
CORONA ZERO
Para ação que ocorreu ontem, no Lar São Rafael e hoje na Vila da Fraternidade, o município conta com a parceria dos Rotary Clubs através da campanha Corona Zero – um conjunto de ações desenvolvidas com o objetivo de proteger a população mais vulnerável na pandemia.
Na testagem deste público específico é utilizado o teste RT-PCR (transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase), que serve para detectar a presença do vírus no organismo do paciente. Após a coleta do swab de nasofaringe – material coletado do nariz e da garganta do indivíduo – a amostra será enviada ao IAL (Instituto Adolfo Lutz).
Na ocasião, caso algum interno esteja com sintomas da Covid-19 será feito o teste rápido. A testagem continuará ao longo da semana, por parte do município, até que a VEM conclua o trabalho nas 15 ILPIs. Para o público das demais entidades será realizado o teste rápido, que em poucos minutos dá a resposta do organismo quando este teve contato com o vírus recentemente (IgM) ou previamente (IgG). Ao todo, 548 pessoas, entre idosos e profissionais que atuam nos locais, serão testadas.
Os testes para a ação foram adquiridos pelos Rotary Clubs de Presidente Prudente, assim como todos os EPIs (equipamentos de proteção individual) utilizados.
Segundo o coordenador da campanha Corona Zero, Paulo Roberto Montefusco, que associado do Rotary Club de Presidente Prudente Leste, o projeto desenvolvido pela associação de clubes em diversos pontos do Brasil faz parte de um conjunto de ações, com o objetivo de proteger a população mais vulnerável na pandemia da Covid-19, sendo os residentes das ILPIs (instituições de longa permanência para idosos), bem como os profissionais que trabalham nessas entidades. “No Brasil, a iniciativa é da Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite, em parceria com o RAG [Rotary Grupo de Ação para Erradicação da Hepatite], e, em Prudente, o distrito 4510, que teve o interesse em ajudar os mais necessitados.
Então, foi solicitado um levantamento dos asilos que precisavam desse apoio, e chegamos até o Lar São Rafael e a Vila da Fraternidade”, pontua Monfefusco.
A testagem também contou com a parceria de alunos e professores do curso de Enfermagem da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). De acordo com a professora responsável, Larissa Sapucaia Esteves, a instituição realizará o teste em todas as entidades. A importância da ação para os estudantes, segundo ela, é compreender que, em época de pandemia, a profissão se torna a linha de frente do combate.
“Além disso, é uma oportunidade que eles têm de conhecer mais afundo aspectos relacionados à doença e os procedimentos técnicos que envolvem o diagnóstico. A gente entende, enquanto Unoeste, que também se trata de uma oportunidade de exercer nossa responsabilidade social enquanto cidade e escola”, explica.
Essa parceria com a instituição, segundo o secretário municipal de Saúde, tem sido constantemente produtiva para o município, assim como as ações implantadas pelo Rotary. Ontem, antes de entrar na instituição de longa permanência para idosos, todos os envolvidos na ação foram testados, incluindo a reportagem deste diário.
Os oito Rotary Clubs que participam da campanha são: Rotary Club de Presidente Prudente, Rotary Club de Presidente Prudente Leste, Norte, Sul, Sudoeste, Nascente, Alvorada e Rosa dos Ventos.
(Fonte: Jornal O Imparcial de Presidente Prudente)






