Projetos

Filtrar por:

Doação de equipamentos a Santa Casa

Desde o início da pandemia de COVID - 19 hospitais, santas casas, prontos atendimentos e profissionais da saúde tem se desdobrado para atender uma demanda cada vez mais crescente de pacientes infectados pelo novo coronavírus. Não bastasse a quantidade insuficiente de leitos, que obriga as unidades de saúde a improvisarem para atender seus pacientes, há falta de equipamentos, EPIs, medicamentos e profissionais. Um sistema que, muitas vezes, é falho no atendimento da demanda cotidiana, se vê em colapso diante de algo para o qual ainda não há cura e o tratamento ainda está sendo testado. Com o crescente número de internações e a necessidade de abertura de novos leitos específicos para COVID - 19 a Santa Casa de Tupi Paulista passa por dificuldades pela falta de equipamentos e EPIs, tendo em vista que a unidade de saúde se mantém através de doações, alguns repasses públicos e doações. Tomando conhecimento desta realidade o Rotaract decidiu empregar os recursos obtidos com o  2º Desafio de MTB - versão on-line - para ajudar no enfrentamento da Pandemia de COVID - 19.

Postado em 06 de Junho de 2021 por Rotaract Club de Tupi Paulista

Setembro Amarelo - Mês de valorização a vida

O suicídio não é um fenômeno recente, porém os números têm impactado fortemente os órgãos internacionais de saúde e demonstrado que estamos diante de um grave problema de saúde pública. No Brasil, cerca de 12 mil pessoas tiram a própria vida por ano, esse número representa quase 6% da nossa população, o Brasil fica atrás somente dos EUA. No mundo, são cerca de 800 mil suicídios ao ano. Desde 2003, o dia 10 de setembro foi escolhido como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, no Brasil, a campanha Setembro Amarelo foi iniciada em 2015. As pesquisas indicam que a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida, no Brasil, a cada 46 minutos uma pessoa desiste de viver. A realidade se torna ainda mais devastadora quando se identifica o perfil das vítimas brasileiras,  segundo dados do Ministério da Saúde avaliados nos últimos quatro anos e divulgados numa pesquisa no ano passado a maioria é homem, negro, com idade entre 15 e 29 anos. As pesquisas demonstram, ainda, que mais de 90% das pessoas que se suicidam possuem uma doença mental relacionada, como a depressão. Entre os jovens, cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, dando destaque a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de drogas. Situações como desemprego, sensações de vergonha, desonra, desilusões amorosas, além de antecedentes de doenças mentais também são fatores de risco para o suicídio. Mas o mais importante de tudo segundo a OMS o suicídio tem prevenção em 90% dos casos, portanto, por mais delicado que possa ser tratar do assunto, é cada vez mais importante falarmos dele.

Postado em 06 de Junho de 2021 por Rotary Club de Tupi Paulista

Projeto Café Solidário

O Rotary Club de Panorama desenvolveu um projeto de apoio aos profissionais de saúde do municipio, que estão na linha de frente no combate do COVID-19. O café solitário é servido semanalmente para esses profissionais, desde fevereiro/2021. 

Postado em 09 de Abril de 2021 por Rotary Club de Panorama

DESCORTINANDO SENTIMENTOS

Setembro é o mês em que é realizada a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, sendo o dia 10 desse mês o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Essa campanha, conhecida como “Setembro Amarelo”, foi criada no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Essa é uma campanha de extrema importância, uma vez que o suicídio é um problema grave de saúde pública e que, muitas vezes, pode ser evitado. O projeto teve por objetivo conscientizar a população sobre esse grave problema, informar, descontruir inverdades sobre a doença e as formas de evitá-lo. 

Postado em 16 de Março de 2021 por Rotaract Club de Lucélia

Projeto de Cadeiras de Banho e Rodas - LAR MEIMEI - SUBSIDIO DISTRITAL 2020/2021

O Projeto visa ampliar a capacidade do atendimento instalado no lar Meimei – Grupo Espírita  Fraternidade – Garça (SP), melhorando o atendimento à comunidade, que solicita empréstimo destes equipamentos junto a esta entidade, sem fins lucrativos. O equipamento e materiais a serem adquiridos abrem novas oportunidades as pessoas que não tem condições de comprá-las e reforça equipamentos já anteriormente providos por projeto do Rotaract Garça Azul, há alguns anos atrás, sempre dentro da Área de Enfoque de Prevenção e Tratamento de Doenças.

Postado em 28 de Fevereiro de 2021 por Rotary Club de Garça-Azul

Você não está sozinho

O projeto consisti em disponibilizar atendimento psicologico gratuito para a comunidade, para que as pessoas tenham um primeiro contato com a terapia e entenda a importancia do tratamento e acompanhamento psicologico. Devido a pandemia os atendimentos foram realizados todos de forma online. A abertura do projeto contou com uma palestra sobre a importancia de se fazer terapia. 

Postado em 20 de Janeiro de 2021 por Rotaract Club de Palmital

Localizar site dos clubes